quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lavandas... Lavender... Tutorial Tilda Lavender

Hoje é dia de Lavandas!
Sempre que posto uma foto de lavandas na minha página do facebook, alguém me pergunta sobre as lavandas, onde comprei as mudas, se é difícil cultivar etc... etc... Paralelo as lavandas, também estou numa fase de Tildas... ou seja, casamento perfeito! No livro Sew Sunny Homestyle, uma linda dama chamada Lavender... perfeito, era o post que queria esta semana.

Muita calma nesta hora, pois é um longo post... sorry

A minha Tilda Lavender ao lado das lavandas secando naturalmente, já alojada na entrada da minha sala, nem cogitei colocar no Atelier, já tem dona!!

Vamos as dicas:




Molde riscado no tecido tingido no chá, sem mistério... água, chá preto na tonalidade que preferir, um pouco de sal para fixar a cor. Depois que desligar o chá deixar o tecido alguns minutos, enxaguar e secar.  Costurar, desvirar e passar a ferro. O braço é um trabalho delicado, fixo com alfinetes, como na foto. Com o molde da pala do vestido, cortar duplo para ficar com acabamento perfeito. Para o corpo do vestido 45 X 45 cm, com bainhas na barra e nas laterais,um leve franzido e costurar na parte de cima já pronta. Rendinha 100% algodão dando um delicado acabamento no decote e fitinha para amarrar. Nada mais, este lindo e feminino vestido já está pronto.


E agora vamos a minha história de amor com as lavandas...

Lavandas e tulipas são minhas flores preferidas. Nem me atrevo a tentar cultivar tulipas... difícil demais e não temos clima ideal... enfim me contento com um vaso de vez em quando... Mas as lavandas são muito mais fáceis por isso consigo cultivar rsrsrsrs... Elas se adaptam ao nosso clima, pelo menos no sul e no sudeste, não sei nas outras regiões. Precisam de água, sem exagero e de sol. Meu espaço é bem pequeno,  uma carriola, e um canteirinho, mas dão flores o ano todo. Compro mudinhas no Ceasa em Campinas, mas é fácil encontrar em floriculturas.


Na garrafa lavandas frescas e álcool comum. Deixo curtir uns 15 dias e depois uso com borrifador. Também costumo secá-las naturalmente em maços, tenho pelo menos 3 cabides pela casa que sempre estão com lavandas secando. Ou então coloco os maços numa caixa com alguns furos (foto) e deixo secar, depois quebro e coloco em sachês ou vasinhos. 

Detalhes.... o coração com bordado de lavandas é uma ideia deste Blog, um dos meus preferidos, pois combina a delicadeza dos bordados com a romântica lavanda... lindo demais!

detalhes...

A minha Tilda Banho com seu roupão lilás fica no banheiro social ao lado de um baldinho com lavandas secas, e na prateleira outro cachepô com as lavandas esmigalhadas. Coloco um pouco do álcool aromatizado, e um delicioso aroma invade o banheiro. Outro ponto de secar lavandas é meu quadro "Home", no corredor...


Acho que consegui mostrar meu amor pelas delicadas e lindas lavandas!





Um ótimo final de semana, de preferência perfumado com lavandas.!!



24 comentários:

  1. Denise, tô lilás com suas lavandas!!!! Que coisa mais querida! Olha, acho mais fácil fazer a Tilda do que cultivar a lavanda, rsrsrs!! Eu já comprei mudinha, mudão já com flores, saquinho de sementes (daquelas que tem que deixar no congelador pra cultivar depois), e ela acabavam ficando "meladas", o caule ia ficando escuro e elas morriam... Como eu não desisto comprei uma nova mudinha numa casa de agropecuária, e as florzinhas começar a abrir! Eu quase chorei! Só que eu quero um canteiro maior, mesmo que numa carriola (a sua é linda!). Mas estão tão tímidas e é tão pouquinho que nem imagino como nem quando começar a colher, ter flores pra secar... Fazer mudas então eu nem imagino como se faz. Você acha que se eu comprar vários vasinhos e deixar florescerem posso depois passar pra um lugar maior? Não vão estranhar? E mais uma coisa: elas suportam a crematória do nosso sol? Porque meu vasinho está na sombra, fiquei com medo de por no sol... Ah sim, se puder me mandar a revista te agradeço muito!! Beijos!!! aguardo... Vy
    retalhinhochic@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vy, sim você pode comprar mudas pequenas e passar para um lugar maior, é assim que faço! E pode colocar no sol elas aguentam... resistiram o sol do ano passado, que aqui foi insuportável... e sempre com flores, é só manter molhadas, mas não encharcadas!
      segue a revista, bjo

      Excluir
  2. Ola Denise,quanta coisa bonitas,amiga as suas lavandas são lindas,eu já tentei,mas as minhas sempre morrem com 1 mês,não sei o que acontece.Gostaria de receber o email da sua revista,pois tenho vontade de comprar essa edição da Tilda.Meu email é : neymes@terra.com.br.Feliz dia pra você.Bjim.Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise,amei tudo que vi! Tulipas também é uma das minhas flores preferidas,a lavanda nunca vi ao vivo e a cores,mas vou procurar para ver se eu acho uma mudinha em floricultura,mas eu moro no nordeste,não sei se elas iriam aguentar o calor daqui,talvez seja por isso que nunca vi aqui. As suas Tildas são lindas e delicadas e eu amo batatas de qualquer maneira,geralmente faço assada com uma mistura de manteiga,alho e orégano,ficam uma delicia! Tenha um ótimo dia! Bjss.

    ResponderExcluir
  4. Denise, amei sua lavanda. Comprei em semente, já deixei na geladeira e agora vou me aventurar plantando. Se puder, gostaria de receber a sua revista. De vez em quando me me dá uma vontade de fazer Tilda. Meu e-mail é: nonelima@hotmail.com. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Me encanto tu pagina de la lavanda,exquisita...saludos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro lavanda e Tildas ainda quero fazer uma mas ainda não tive coragem e também quero fazer um vaso com muitas lavandas beijos Eliane Lima.

    ResponderExcluir
  7. Uau que post lindo e super cheiroso, hum... adoro lavanda mas nunca plantei e agora me deu mais vontade de procurar mudas. Tenho lugar para elas, rs, mas tenho receio do solão que logo estará chegando.
    Minha Tilda maravilhosa Lavanda, rs, está aqui com saudades da terra dela, rs. Pois ela ainda segura o raminho de lavanda.
    Nossa, adorei cada cantinho que vc nos mostrou, e sua Tilda ( esta ninguém vai tascar, rs) é uma formosura só. Mas ainda acho muuuuito complicada, muitos detalhes pequeninos, ui...
    Batata? Amo!!! Vou experimentar por aqui, nunca fiz assim.
    E a revista se não der trabalho gostaria de ver... encantada com a capa.
    E vamos colocar o ar geladinho nas garradas, rs, pois o quente já chegando...
    Lindo e perfumado fim de semana para você, beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Muchas gracias por la tilda....me encanta la lavanda pero yo no consigo cultivarla,,,,muere a los pocos meses.... pero la tilda si que la voy a hacer. Muchos besos, y como siempre, ....eres un sol....

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise, lindas suas lavandas, tbm adoro tudo que se refere á lavanda, a cor, o cheirinho... tudo, comprei sementes mas ainda não plantei ( nunca vi mudas á venda aqui onde moro) vc já plantou com sementes? vou plantar as minhas logo e ficar com os dedos cruzados para que germinem, fiquei com água na boca só de ver essas batatas, gosto de batatas de qualquer jeito, assada, frita, só cozida com azeite, de qualquer jeito mesmo, com certeza vou fazer sua receita, um ótimo final de semana para vc.
    bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise,
    Seu carrinho de lavanda está maravilhoso. Parece imagem de além mar. Nunca havia sentido perfume de lavanda sem estar industrializado; pela primeira vez, com o sachê que você enviou para M Ruiz tive acesso a esse maravilhoso aroma. Parabéns pela Tilda maravilhosa. Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  11. Denise, uau!!!

    Que beleza as suas lavandas!!

    Eu planto lavandas há 2 anos ou mais e as minhas não são assim exuberantes!!!

    Puxa!! Deve ser o clima! ou a espécie plantada!!

    Imagino a sua casa bem aromática, com lavanda em todos os lugarzinhos....

    E as Tildas, umas fofas!!

    Nossa, adoro também batatas...e fiquei aqui aguada com seus belisquetinhos ao molho de alho...nhammmmmmm

    Dê, se não for te atrapalhar, me envie o livro, para eu conhecer.

    Eu não sou muito fã e nem penso em fazer, a Tilda e sua turminha, mas, fiquei curiosa em conhecer o livro.

    Grata por participar do sorteio do Lilasesazuis e boa sorte.

    Tenha uma semana bem perfumadinha com lavandas,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise!

    Me encantei com a ideia de plantar umas mudinhas de lavanda... Parece fácil e perfumado... hehehe As suas Tildas estão lindas como sempre! Você se tornou uma craque no assunto "Tildas"! E estas batatas... Hummmm...

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise,
    Já tinha presenciado sua paixão por lavandas através do Pinterest! como não gostar...me animei
    para plantar em casa, tenho um espaço que ficaria legal!
    Sua Tilda tá linda como sempre...estou fazendo a minha primeira e estou adorando, logo faço o post!
    Estou com dificuldade para achar a lã do cabelo.
    Suas receitas são de dar água na boca, outra que já copiei!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. quanta delicadeza!! lindo post! :)

    ResponderExcluir
  15. Denise querida!
    Que bom estar de volta por aqui!
    Querida, de coração vou te dizer... que post lindo... amei, amo lavandas... um dos meus sonhos se algum dia eu morar em casa é cultivar lavandas... e se um dia isso acontecer (se o Senhor permitir!) já sei quem vai me passar dicas, para lidar com estas lindezas!!!
    Sabe Dê, eu apesar de morar em um ap, não deixo de me render as lavandas, tenho algumas, mesmo artificiais dão o ar da graça! rsrsrsrs
    Tildas e detalhes lindos, parabéns!
    Bjo!
    PS: vou conferir o blog que indicou qto ao bordado, amei!

    ResponderExcluir
  16. Dê, querida,

    Grata pelo email...você é um amor!!

    beijinhos, boa noite!

    Lígia

    ResponderExcluir
  17. Denise menina!!! Que post maravilhoso é este!!! Lindas tildas com molde e as lavandas no carrinho de mão super grandes, amei!
    Eu tb plantei lavandas no carrinho e no quintal, elas estão crescendo e já consigo colher algumas flores! Adorei as fotos!
    A batata vou fazer com certeza, meu filho ama todo tipo de batatas!
    Parabéns pela linda postagem Denise! Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  18. Eu também amo lavandas! Tenho um canteirinho e uso o óleo para acalmar...
    Lindas as suas!
    Também quero a revista, se puder, me envie...
    Obrigada! Um bejim!
    amehliadigital@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Oi boa tarde!
    Adorei!!! Pode me enviar o molde do vestido completo (as duas partes)?
    Muito obrigada,
    Mariana : marifabeni@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ola
    Adorei o tutorial!
    Posso prdir qu me envie o pdf da revista por email? Caso possa, envia-me tambem os moldes da tilda lavender' por favor?
    Muito obrigada
    Raquel: lovearrowcrafts@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Denise achei seu blog por acaso é fiquei encantada com tanta fofura, adoro Lavanda e Tildas, vou tentar plantar uma muda...fiquei animada com suas dicas...kkkk
    Se puder me enviar a revista agradeço, meu email: let-gil@ig.com.br
    Obrigado, bjos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  22. Olá Denise, que post maravilhoso, eu também amo lavandas, mas aqui no rio de Janeiro já tentei de todas as formas, compro sempre e morrem logo não dá nem tempo de trocar de vaso. Olha eu estou querendo muito o molde da Tilda Jane Austem e já li que é o mesmo da Tilda lavanda, queria ter a certeza se é o mesmo vc pode me informar? Já procurei e não encontro este livro, se puder passa ele pra mim também eu te agradeço. Eu estou entrando neste universo Tilda agora e comprei três livros, inclusive o lançamento eu já tenho, mas este eu ainda não consegui, e me parece que o molde esta neste livro se não me engano. Aguardo sua resposta. Um bj no seu coração.
    rosariaamorim@hotmail.com

    http://rosariaamorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi! Adorei seu blog! Me identifiquei muito, pois sou de máquina de costura e fogão, rsrs
    Gostaria do arquivo do livro da Tone... se puder me enviar, serei eternamente grata!!!
    Abraços
    Flávia (fcvilasboas@gmail.com)

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!