terça-feira, 27 de maio de 2014

Tutorial Half Square Triangles

Como prometi no ultimo post, vamos ao PAP de uma das muitas maneiras de usar a técnica half square triangles, ou simplesmente triângulos perfeitos. Se você ainda não se arriscou, acho que vai viciar...

Este caminho verdinho ficou com a medida de 86 cm X 39 cm.


Tentei ser o mais didática possível, e pensando mesmo nas INICIANTES, ok??
Tirei inúmeras fotos, mas fotografar não é o meu forte, aliás, preciso fazer um curso urgente!!! 

Vamos lá!!


1. Para esse tamanho você vai precisar de 18 quadradinhos de cor clara na medida de 12,5 X 12, 5  cm, e 6 quadradinhos de 12,5 X 12, 5  cm de cada tonalidade de verde. Usei três tecidinhos diferentes no verde.
2. depois de cortar todos, você vai colocar direito com direito do quadrado estampadinho e do quadradinho claro.
3. Bem ajustado, vai traçar uma linha na diagonal, bem certinha de extremidade a extremidade.
4. Para se sentir mais segura é melhor alfinetar. Costurar agora usando a linha como margem. Faça uma costura dos dois lados, usando a mesma linha de margem.



5. observe como fica as duas costurinhas.
6. Cortar exatamente na linha
7. Vai obter dois quadrados com triângulo perfeito. Cortar as sobrinhas de tecido e passar tombando a costura para o tecido mais escuro. Algumas pessoas preferem passar a costura aberta. Então faça como achar melhor!
8. Aqui todos os quadradinhos já costurados e separados por estampa.



9. Neste caso escolhi o modelo de zig zag. É melhor antes de costurar você organizar numa superfície todos os seus quadradinhos formando o seu desenho.
10. é melhor também costurar todas as fileiras primeiro.
11. Aqui o avesso das minhas fileiras já costuradas. Observe que na primeira fileira passei as costuras para um lado, e na fileira seguinte passei do lado oposto. Faço uso sucessivamente, pois na hora de unir as fileiras acho mais fácil para acertar direitinho as costuras.
12. Nesta foto dá pra observar bem, no encontro de cada costura alfinetar NA COSTURA, garante o acabamento perfeito. Usar sempre margem de  um pezinho de máquina para as costuras.



13. Aqui já todas as fileiras costuradas e passadas. Agora é hora de cortar a manta e o forro. Corto um pouquinho maior, e deixo para refilar só depois de terminar o quilt.
14. Neste modelo preferi fazer o quilt em zig zag, acho que fica mais evidente o trabalho se o quilt acompanhar o desenho geométrico. Mas faça como preferir.
15 aqui o quilt no avesso
16 aqui um close no quilt


Hora do Acabamento. Prefiro a técnica da barrinha dupla. Viciei neste acabamento! Se você ainda não conhece vou tentar explicar como faço. Primeiro meço minha peça e vejo quanto vou precisar  de tecido. No caso do meu caminho, precisei mais ou menos de uma faixa de 2,70 mt por 7 cm. Nesta forma de fazer precisamos cortar um pouco maior. As sobras é só guardar e usar em outro trabalho na técnica das tiras desconexas. Vamos precisar emendar a faixa, que deve ser assim:
17. depois de cortar sua faixa, coloque direito com direito formando um ângulo reto como nesta foto. Risque uma linha na diagonal, e costure na linha.
18. corte deixando 0,5 cm
19. abra a costura e passe. Faça quantas emendas precisar para obter a medida que precisa.
20. Dobre a faixa ao meio, por isso o nome "barra dupla" e vincar  com o ferro de passar.



21. comece a pregar sua faixa dobrada. Na foto não saiu, mas deixe uma sobra de faixa sem costurar no começo para o acabamento depois.
22. quando chegar no final, um pouquinho antes, 2 milímetros mais ou menos, é claro, não precisa medir!! Dobre sua faixa fazendo um ângulo reto...
23. dobre novamente a faixa e continue a costura. Faça desta maneira em todos os cantos da sua peça.

Para fazer o acabamento da barra, achei que com fotos ficava difícil. Então me atrevi a gravar um vídeo só deste final, acho que dá para entender melhor...






Momentos finais... ufa!!!
25. ao terminar sua barra passe a ferro..
26 depois dobre a barrinha e vá vincando com o ferro e alfinetando, você vai perceber que os cantinhos ficam perfeitos.
27. depois é só fazer bainha com pontos invisíveis  no avesso.
28. Em alguns trabalhos... que me dá preguiça de fazer a bainha a mão... (pronto falei!!) eu prego a faixa no lado avesso e faço o acabamento no lado direito com costura decorativa à máquina. Procuro usar a linha da mesma cor, pra ficar mais discreto possível!  Também gosto desta maneira!

E para facilitar dá uma olhada nas inúmeras possilidades...








Bem, acho que dá pra gente se divertir!! Não vou colocar receitinha, porque o post já virou um jornal. Mas,  para desejar uma ótima semana uma foto das cores e aromas do meu quintal...



oréganos, tomilhos, manjeronas e torênias... para perfumar e colorir nossa semana!









11 comentários:

  1. Oi, Denise! Tudo bem? Andei sumida, mas estou voltando e já vim dar uma espiadinha no seu blog lindo. Amei o pap, sua explicação é ótima. Confesso que nunca fiz um patch work geométrico, mas vendo suas explicações, acho que vou me arriscar. Beijos e obrigadaaa, Clau.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!! Super bem explicado, e com direito ao vídeo, adorei. Tirou minha dúvida no viés, acabamento. E me tirou um peso, rs, achei mais uma que faz ponto decorativo no viés, rs. Eu também coloco a linha da cor e faço com o ponto invisível (assim é chamado) da máquina.
    Este seu trilho, está lindo demais, adoro verde e você usou os tecidinhos bem combinadinhos. Realmente o quilt dessa forma deu um realce ao trabalho.
    Quantos temperinhos ótimos. Ainda não fiz minha hortinha, vou aproveitar o tempo mais fresco para refazer meus canteiros. O verão matou muita coisa. Ah, essas flores, chamo de boquinha de leão. Meu jardim estava tomado por todas as cores, o sol matou tudo. Acho que consegui salvar três pés e umas sementes. Oh, dó!

    Bjs e já aguardando o próximo PAP, rs...

    ResponderExcluir
  3. Perfectamente explicado. Gracias por tu tiempo.
    Un beso

    ResponderExcluir
  4. oi De,

    adoro esses triangulos,
    e o pap ficou perfeito...
    seus temperos são o máximo,adorei...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Gracias por este fantástico tutorial. Ses pueden hacer cosas preciosas con triángulos!

    ResponderExcluir
  6. Menina, essa técnica é linda demais!! Eu ainda não tive o prazer de sentar e botar a mão na massa, meu tempo tá curto!... E seu PAP tá muito bem explicadinho! Gratidão pela visita Dê, também sempre estou dando minhas voltas por aqui!! Beijo! Vy

    ResponderExcluir
  7. Olá Denise,
    bela contribuição, belo trabalho e um sotaque bem peculiar.
    Parabéns,
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  8. Adorei a técnica e as ideias, vou tentar fazer com certeza! Obrigada! Bjs
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise!

    Que aula bem dada... Nos mínimos detalhes, assim eu gosto... Depois de saber fazer, é só usar e abusar, né? Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu passo a passo e com certeza farei um igual. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Querida Denise, adorei a aula! Muito obrigada. Já está na minha pasta de favoritos.
    Beijo

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!