sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Férias... e o Maravilhoso por do Sol de São Luis MA

Estamos curtindo a Ilha de São Luis com os seus contrastes, aromas exóticos, sabores especiais e uma das maravilhas da criação, o por do Sol!

Assistir ao por do sol é um dos rituais que faz parte da nossa história, que começou em 1984, num por do sol. Para nós um dos espetáculos mais fantásticos que a criação de Deus nos proporciona.
Este por do sol celebra 30 anos de namoro.


Passando rapidinho só para trazer estas imagens lindas... Na Avenida Litorânea, em São Luis MA










Só para lembrar que nosso sorteio de primavera continua.... AQUI



quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sorteio e Penne com Pangrattato

Sorteio!!!
Poderia dizer que é para comemorar 3 anos de blog, mas na verdade quero mesmo é dar uma Tilda de presente para alguém que represente todas as visitinhas que passam por aqui, deixando ou não seus recadinhos. Tudo bem vai, eu tô numa fase Tilda...


O presente? Tilda Lavender
Quando? 22 de setembro para comemorar a entrada da primavera 
Regras? "tenho horror",   então deixe - aqui neste post somente - seu email e a cidade,  pronto!
Não posso excluir as minhas amigas virtuais que não são brasileiras, portanto sorteio aberto a todos!

Como vou fazer outra Tilda, e neste momento estou de férias, então se quiser pode mudar a cor da nossa amiga, basta deixar no seu recado uma cor de sua preferência. Se não tiver sugestão de cor farei a tradicional lilás.  De qualquer maneira vai um raminho de lavandas secas junto.

Espero que gostem do sorteio!!

Mudando de assunto totalmente....

Pangrattato é a nova mania aqui de casa. Nada mais é do que mais uma maneira de se aproveitar pães amanhecidos, hábito bastante comum entre os italianos. Fica ótimo em massas, risotos, ou outras opções.
Esta receita é do livro Revolução na Cozinha de Jamie Oliver, que amo de paixão!!

A sugestão no livro é Fusilli al Pangrattato, mas usei o pangrattato no Mini Penne Rigate, porém pode usar na massa que quiser ou preferir...


Para o Pangrattato usei:
01 pão francês  amanhecido, na  verdade, bem amanhecido...
alho, pitadinha de sal, azeite e tomilho - use uma erva da sua preferência
É só colocar o pão esmigalhado no liquidificador com sal e tomiho e pulsar, prefiro deixar uma farinha mais grossa.
Numa frigideira aquecer o azeite e fritar o alho, quando dourar, colocar o pão e mexer até dourar, virando uma farofa grossa e crocante. Pronto para usar.


Para  o Mini Pene
200 grs de Penne
2 xícaras de chá mais ou menos de brócolis
1/2 xícara de chá de funghi seco (na foto já hidratando com aguá quente)
1 xícara generosa de pangrattato
alho
e parmesão que misturei ao pangrattato na hora de servir

Refoguei o funghi no alho frito, acrescentei o brócolis e um pouco da água da massa (aprendi com Jamie Oliver e adorei esta dica, sempre uso um pouco da água do cozimento do macarrão no molho)
Deixei o brócolis al dente, um pouco mais de azeite e por último acrescentei o penne já cozido. Misturei tudo na frigideira mesmo. Por último o pangrattato com o parmesão.  Por aqui aprovado om louvor!!!

O final de semana já vem de novo com toda pressa... aproveite!





quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mais Tildas com tutorial

Já falei aqui que estou numa fase de Tildas... por todo lado... Como vamos sair uns dias de férias agora em agosto, estou agendando encomendas para depois das férias e aproveitando para fazer quase tudo que me falta tempo normalmente.

Com um molde você faz 3 modelos diferentes e super delicados, deixam qualquer cantinho muito fofo. E a grande maravilha é que podemos adaptar, mudar alguns detalhes, como manda nossa criatividade.

Olha só minhas meninas da semana...


Todas elas no modelo original são anjos, mas as minhas são amiguinhas rsrsrs de vez em quando coloco as asas, ou quando a encomenda exige, mas ficam lindas de anjos!!

Vamos lá...



normalmente uso o tecido de algodão cru especial, mais fino e tingido no chá preto, acho que dá uma tonalidade mais bonita para a pele das Tildas.
O mesmo processo de sempre. Riscar o molde no tecido, costurar, desvirar e encher com plumante. Observe que para o modelo da Tilda Banho um dos braços tem uma costura para segurar a toalha.


Aqui é Anjo do Jardim, a minha está com um baldinho na mão. 
Para o avental um retângulo de 20 x 14 cm, para a alça embaixo do casaquinho 22 X 8 cm, e para a saia um tubo de 40 X 20 cm.
O casaquinho é o mesmo molde do roupão de banho, e já tem o tracejado para você saber a medida certa. Tanto o roupão quanto o casaquinho faço com soft, porque não gosto do acabamento do feltro, mas se preferir, usa o feltro mesmo. 
Para a calça é o mesmo molde  da Tilda banho.


E aqui a nossa mocinha toda faceira... estou precisando urgente arrumar cenários novos rsrsrsrs


Para a Tilda Banho, todo o processo anterior, somente os sapatinhos faço com feltro. Aqui o roupão já devidamente cortado. Deixo mais ou menos 1 cm de costura.



Aqui o molde da calça que vai usar no Anjo do Jardim e na Tilda Banho


Para a Tilda que chamo de "morango", no livro ela segura uma casinha. Aqui o mesmo processo da calça, e a saia corto 25 cm X 42 cm. A blusa em soft também e fácil de seguir o molde.


Esta linda e descabelada Tilda, e nem pensar em chapinha, pelo amor de Deus!!   se alojou na minha cozinha e não quer sair. A lã que dá este efeito "cabelo com frizz" é a místico da circulo, mas uso também pérola da pinguim e açucena da círculo, e tem muitas outras que dão certo.
Os moldes...











Se você nunca fez uma Tilda, pode se aventurar, vai se apaixonar, e depois sempre vai querer uma pelo menos, sempre perto de você!

Obs.: A Receita do Figo Ramy agora está no meu Blog Alecrim com Canela
Você pode ver AQUI







Um ótimo final de semana!












quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lavandas... Lavender... Tutorial Tilda Lavender

Hoje é dia de Lavandas!
Sempre que posto uma foto de lavandas na minha página do facebook, alguém me pergunta sobre as lavandas, onde comprei as mudas, se é difícil cultivar etc... etc... Paralelo as lavandas, também estou numa fase de Tildas... ou seja, casamento perfeito! No livro Sew Sunny Homestyle, uma linda dama chamada Lavender... perfeito, era o post que queria esta semana.

Muita calma nesta hora, pois é um longo post... sorry

A minha Tilda Lavender ao lado das lavandas secando naturalmente, já alojada na entrada da minha sala, nem cogitei colocar no Atelier, já tem dona!!

Vamos as dicas:




Molde riscado no tecido tingido no chá, sem mistério... água, chá preto na tonalidade que preferir, um pouco de sal para fixar a cor. Depois que desligar o chá deixar o tecido alguns minutos, enxaguar e secar.  Costurar, desvirar e passar a ferro. O braço é um trabalho delicado, fixo com alfinetes, como na foto. Com o molde da pala do vestido, cortar duplo para ficar com acabamento perfeito. Para o corpo do vestido 45 X 45 cm, com bainhas na barra e nas laterais,um leve franzido e costurar na parte de cima já pronta. Rendinha 100% algodão dando um delicado acabamento no decote e fitinha para amarrar. Nada mais, este lindo e feminino vestido já está pronto.


E agora vamos a minha história de amor com as lavandas...

Lavandas e tulipas são minhas flores preferidas. Nem me atrevo a tentar cultivar tulipas... difícil demais e não temos clima ideal... enfim me contento com um vaso de vez em quando... Mas as lavandas são muito mais fáceis por isso consigo cultivar rsrsrsrs... Elas se adaptam ao nosso clima, pelo menos no sul e no sudeste, não sei nas outras regiões. Precisam de água, sem exagero e de sol. Meu espaço é bem pequeno,  uma carriola, e um canteirinho, mas dão flores o ano todo. Compro mudinhas no Ceasa em Campinas, mas é fácil encontrar em floriculturas.


Na garrafa lavandas frescas e álcool comum. Deixo curtir uns 15 dias e depois uso com borrifador. Também costumo secá-las naturalmente em maços, tenho pelo menos 3 cabides pela casa que sempre estão com lavandas secando. Ou então coloco os maços numa caixa com alguns furos (foto) e deixo secar, depois quebro e coloco em sachês ou vasinhos. 

Detalhes.... o coração com bordado de lavandas é uma ideia deste Blog, um dos meus preferidos, pois combina a delicadeza dos bordados com a romântica lavanda... lindo demais!

detalhes...

A minha Tilda Banho com seu roupão lilás fica no banheiro social ao lado de um baldinho com lavandas secas, e na prateleira outro cachepô com as lavandas esmigalhadas. Coloco um pouco do álcool aromatizado, e um delicioso aroma invade o banheiro. Outro ponto de secar lavandas é meu quadro "Home", no corredor...


Acho que consegui mostrar meu amor pelas delicadas e lindas lavandas!





Um ótimo final de semana, de preferência perfumado com lavandas.!!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Panos de Prato e Babadores

Acho que o ser humano é cheio de manias. Eu tenho várias... algumas bonitinhas e outras bem chatinhas... enfim, vamos deixar as manias chatas para uma outra conversa! Uma das minhas manias é o sr pano de prato. É isso mesmo, amo pano de prato, quero sempre uma gaveta (das grandes, por favor) bem cheia deles. Até o jeito de dobrar e guardar na gaveta passa pela minha mania, tem que ser perfeito e alinhados e de preferência sem manchas e variados! Ufa!!

Consequentemente, também amo fazer... ou de encomendas ou para presentear alguém. Já perdi as contas de quantos panos fiz na vida... e ainda, nas lojas espicho o olho para aquele paninho diferente...
Nem fico postando aqui no blog, porque ficaria repetitivo... mas hoje trago uma seleção deles...




A minha mais nova obsessão são esses panos indianos de bolas grandes, mas ainda não consegui ficar com nenhum...


Este kit foi para Curitiba



Já  publiquei Aqui o tutorial deste  suporte para panelas, ele faz o maior sucesso, por onde anda.
Na minha Fan page tem um álbum só com ideias para panos de prato, procuro só os mais diferentes.

E para mudar um pouco de assunto, uns babadores para bebê, que também é uma delícia fazer...





Obs.: A Receita de Palha Italiana está no meu Blog Alecrim com Canela
Você pode ver AQUI

E estamos em agosto! Não vou nem dizer que o ano tá acabando...

Um ótimo fim de semana a todos!