domingo, 3 de novembro de 2013

Semana de Seminoles com Tutorial

Estou me sentindo arrastada pelo tempo! Um antigo poeta grego chamado Simonides dizia que o tempo tem dentes vorazes e que tudo devora ate as coisas mais difíceis. Quando chega final de ano me sinto exatamente assim  em relação ao tempo... Enfim, acho que não sou a unica!!

Amo seminoles, são simples e delicados, podem ser feitos em varias composições  E pra quem esta começando a se aventurar com tecidinhos e uma ótima opção.   Precisa de um pouquinho de paciência  Vou tentar dar umas dicas para as iniciantes, porem não sou especialista... tenho aprendido, e acho que precisamos dividir o pouco que temos.
Esta técnica de patchwork tem sua origem nos índios nativos americanos, os "Seminole". Hoje ocupam territórios da Florida e Oklahoma, EUA. A maneira como misturavam as cores em suas roupas inspirou a técnica de patchwork uma das mais populares. Basicamente e unir tiras de tecido, cortar e unir novamente fazendo lindas composições. 

A produção da semana foram quatro aventais e um pequeno kit de cozinha, e 10 babadores para bebê. Volto depois com as dicas dos babadores...
Vamos la... 



Neste primeiro, a maneira mais simples e trivial de juntar quadradinhos de tecidos. A dona do avental queria algo bem colorido... tentei rsrsr


Neste outro a trança seminole, que está num PAP explicadíssimo e simples  no Super Zíper 



Os dois acima de seminole coração, que você pode facilmente acompanhar no video da   Ana Cosentino
Acho que todas somos mulheres virtuosas!!


Aqui os quatro já dobradinhos prontos para o envio.




Aqui um mini kit de cozinha. Cestinha para bolachinhas, toalhinha e pano de prato. Este para presentinho.


Outra variação do seminole. bastante simples...


Cortar 3 tiras de mais ou menos 50 cm por 5 cm. Unir e direcionar as costuras todas para o mesmo lado.


Cortar a faixa em tiras de 5 cm e alinhar como na foto formando um degrau nas duas extremidades. Unir com cuidado para formar os losangos. Passar a ferro, direcionando as costuras para os mesmo lado.


Cortar os triângulos excedentes, deixando margem de costura para formar os losangos certinho. Pronto, agora basta cortar as bordas para acabamento e aplicar onde quiser.


Para panos de prato uso a agulha de ponto ajour da circulo para fazer a bainha. Fica super delicado e uma acabamento de qualidade. Uso a melhor sacaria, pois acredito que nos trabalhos com tecido, ou em qualquer outro qualidade e tudo!




O molde original sugere deixar uma abertura na pétala para desvirar, no entanto eu prefiro costurar em volta, e abrir uma pequena abertura no centro e desvirar desta forma, depois aplico um miolo e faço o caseado  a mão  Desta forma acredito que as pétalas ficam perfeitas. Aqui uni 
quadradinhos fazendo uma composição em verde.
Usei botoes encapados para unir as pétalas.

Outra dica e usar o pé de maquina walking foot, para as costuras mais pesadas e uma maravilha!!! Vale o investimento!




Espero que aproveitem bem. Sao dicas que venho colecionando e que o objetivo e dividir sempre! Uma ótima e produtiva semana a todos!








14 comentários:

  1. Adorei conhecer teu blog e esta semana vou aproveitar tuas dicas. Ah, já postei para as minhas amigas no Face também.
    Ótima semana e obrigada pelos PAPs acima
    Virginia

    ResponderExcluir
  2. Tutti bellissimi i tuoi lavori di cucina ed ho copiato il tutorial del fiore perché lo voglio rifare. Sei davvero bravissima. Fra qualche giorno anche io pubblicherò dei lavori di cucina sul mio blog, poi fammi sapere il tuo giudizio sincero.
    Baci
    Anna Maria

    ResponderExcluir
  3. O seu blog é muito legal e bonito.
    Gosto do seminole. Esta semana estarei ligada aqui.
    Muito obrigada!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. OLÁ DENISE,GOSTEI DA CESTA,PARA MIM SÓ DE USAR COMO UMA TOALHINHA DE CENTRO JÁ IA FICAR ÓTIMO.BOA SEMANA.BEIJO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  5. Denise estou encantada com seus trabalhos! quanta delicadeza e coisas lindas, mãos abençoadas!
    Quanto ao tempo me sinto igualzinha, acabei de falar isso aqui, parece que nunca dou conta de tudo, por mais que faça, que me organize, me sinto atropelada pelo tempo :/

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Denise...
    Maravilhosas as suas dicas e seus trabalhos ficaram lindos!!!! Obrigada...
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  7. Denise...
    Voltei para dizer que alterei a postagem, quando você clicar no link cairá direto na explicação...
    Tinha esquecido de buscar a página...
    Um grande beijo, e é verdade Cristo nos aproxima e cria laços verdadeiros, tenho amado muitas pessoas que o Senhor tem me feito conhecer na net, ainda que distante, ligadas em um único Deus...
    Você é uma delas...
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  8. oi De,

    cada coisinha linda,
    os aventais de coração,
    são lindos demais...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise!

    Maravilha de post, amiga! Amei a tua aula... os teus trabalhos ficaram um arraso! Pelo jeito, tu estás sem hora de ir dormir... Kkkk

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  10. Olá Denise,
    Estou sumida, meu marido internado , fez cateterismo e agora fará angioplastia. Logo voltarei a ativa e ele também, se Deus quiser, o mais rápido possível.
    Adorei suas dicas, já uso o walking foot, agora a agulha não conheço. Vou procurar. A sacaria que você usa é da estilotex?
    Outro dia vim conhecer seu PAP da cestinha, pois vi em um blog a indicação, adorei, ela fica um charme, quando puder irei fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise!

    Seguidamente te vejo no face, mas não resisto em dar uma passadinha por aqui... Vejo que tu tens inúmeras atividades e te dedicas com muito amor a todas elas! Parabéns, amiga!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  12. Olá Denise,
    Simonides disse ainda: - "A pintura é uma poesia silenciosa......" Assim como seus belíssimos trabalhos. É creditado também a ele o início da comercialização e ganhos financeiros provenientes de obras poéticas. Parabéns! Você sempre surpreendendo.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,Denise!(aqui,ainda é tarde,rsrsrs)
    Queria saber se quando vc usa essa agulha de ponto ajour,vc desfia à beirada do pano como a gente faz quando é feito à mão?Obrigada!Bjss é parabéns pelo aniversário de casamento !Adri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Adriana, não precisa desfiar, só dobrar e costurar normalmente. Tem que usar um ponto decorativo, e experimentar na sua máquina qual fica melhor. Bjo

      Excluir

É sempre muito bom receber sua visita!!