domingo, 8 de setembro de 2013

Zíper Papão e Castellane ao Funghi Seco

Eu, é claro!! Na verdade quase uma fobia... é só falar a palavra que já me dá uma sensação de desconforto. Bem, medos ficam maiores quando a gente não enfrenta... será????  Resolvi enfrentar! Comecei a pesquisar na net sites com o PAP de como colocar o temível zíper.  Nas primeiras pesquisas quis desistir... complicadas demais, ou pouco pedagógicas as explicações, sei lá...
Mais tentativas e , semana passada, precisamente na segunda feira, acordei e pensei: é hoje!! Cheia de coragem fui para o atelier, respirei fundo, e disse pra mim mesma: "Denise você pode pregar um zíper, não seja covarde!!"
 Comecei assistindo este vídeo da Ana Cosentino




Depois mergulhei em outras explicações

Pequena mas super prática. As fotos são bem explicativas no site


Do mesmo modelo do vídeo da Ana, mas com tamanho maior. Neste site


Acho esta ideal pra começar. Bem simples, e com PAP no site


Nesta a forma de colocar o zíper muda um pouquinho o acabamento. Neste site


As minhas tentativas ficaram assim


A menor seguindo o modelo da Ana Cosentino, mas diminui em 1 cm para fazer a caixinha de leite. Ficou maior no comprimento. A outra segui a maneira mais simples de colocar o zíper.


A verdinha exatamente com as medidas do vídeo. Achei que fica muito pequena. Vou fazer outro modelo aumentando a medida. Fiz um Pompadour Tilda para fazer um conjuntinho.


Posso garantir que não é nenhum bicho papão. Dá pra encarar com uma dose de paciência!

Apesar de não ser um blog de culinária, gosto de passar receitinhas práticas que deram certo.  Como sou adepta das massas, deveria diminuir... mas... semana passada fiz a massa castellane da Barilla, ao funghi seco, e foi aprovada aqui em casa. Se quiser experimentar é bem simples.

Castellane ao Funghi Seco



Eu usei exatas 2 xícaras de chá de massa - porção indicada para duas pessoas. Cozinhei no tempo sugerido na embalagem.
Usei 1/2 xícara de chá de funghi seco, que deixei hidratar em água quente por 20 minutos.
Numa frigideira grande refoguei 2 dentes de alho amassados num fio de azeite. Acrescentei o funghi já escorrido e picadinho e deixei alguns minutinhos.
Na sequência: 1/2 xícara de chá de vinho branco seco, 1/2 xícara de chá de ervilhas, 1 xícara de chá de creme de leite (usei de caixinha) e sal a gosto.  Não fica nada no fogo, tudo rapidinho. Misture a massa e parmesão ralado grosso na hora.

Espero que gostem das dicas. Tenham uma semana produtiva e abençoada.




19 comentários:

  1. Denise...
    Definiu certinho!!! Tb morro de medo desse acessório tão útil na costura...
    Vou seguir seu conselho e dicas...
    Quando fizer postarei...
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise,
    Primeiramente devo agradecer sua visita. Você é será sempre bem vinda.
    Fiz um comentário (não lembro para quem, nem mesmo o projeto) sobre a dificuldade que falam sobre o zíper. Parabéns, ficou perfeito. Com essa garra dá para se aventurar na Marchetaria. O que incomoda é a poeira e os produtos utilizados para acabamento que possuem cheiro muito forte (é necessário ambiente bastante arejado e material de proteção). De resto, é tudo isso que você faz, porém com uma vantagem: você não precisa colocar zíper.
    Excelente semana.
    Desta vez não confundi sua guloseima.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de falar que não há zíper na Marchetaria já seduz!!! rsrsrsr Porém ainda acho que o seu trabalho é mais detalhado e difícil!

      Excluir
    2. Olá Denise,
      No início achei que sim. Mas, depois. . .
      A complexidade se dá nos motivos. Começando com desenhos simples
      o domínio é questão de tempo (esqueci do exercício de humildade).
      Se aventure sim. Sei que você gosta. E não esqueça se tiver algum desenho que possa ser transformado em Marchetaria me envie. Faço um trabalho virtual para você.
      Osvaldo Ururahy

      Excluir
  3. Que legal Denise! Hoje estava fazendo uma necessaire para uma freguesa e aí imaginei colocar o fecho com a beirada em viés, porém tudo que via ... tinha que costurar o fecho à mão. Desisti e coloquei como havia aprendido, igual a sua última sugestão. Assisti agora a Ana Cosentino e da próxima vez irei tentar. Obrigada por compartilhar.
    Adorei suas peças, ficaram encantadoras e o Pompadour Tilda... simplesmente lindo!!!! Não conhecia este termo nem a peça. Adorei!!!!
    Desejo uma excelente semana com muita criatividade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dei risadas na hora que vc escreveu que acordou e enfrentou o ziper rsrsrsrsrsr. Muito corajosa, eu ainda morro de medo dele.Na hora h eu dou um jeitinho e coloco botões pois fazer a casa é bem mais fácil. Parabéns pelos seus projetos e saiba que sua comida ficou muito bonita tbm. Um abraço, Fernanda.

    ResponderExcluir
  5. oi De,

    não gosto de ziper também,
    não sei lidar direito com eles...
    adorei a receita,vou fazer...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Denise! Parabéns pela coragem... eu também tinha muito medo de colocar zíper, mas venci o medo assim como você, fui procurar na net explicações e pratiquei bastante. Vou dar minha opinião sobre suas costuras: simplesmente lindas! Você combina muito bem as estampas e está aprovadíssima! Beijos!!! Clau.

    ResponderExcluir
  7. Oi Denise, eu sou uma que achava que nunca ia conseguir pregar o tão temido ziper. Hoje quando vejo ele já aplicadinhos nas peças, fico super orgulhosa...kkkkk
    Adoro a combinação que você faz com os tecidinhos, super bom gosto. Ainda não consigo olhar pra eles e combinar, mas to tentando, e vendo peças tão lindas quanto a suas e de outras amigas vou aprendendo.
    O que é um Pompadour Tilda? Achei lindo!
    Adoro receitinhas práticas, sinceramente....não gosto de cozinhar, faço porque é necessário, então todas essas receitinhas fáceis e rápidas eu guardo mesmo...rs
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pompadour é o nome que Tone Finnanger, criadora da marca Tilda, deu para este tipo de saquinho organizador. Ele está na revista Sew pretty homestyle. É super delicado como todas as criações dela. bjo

      Excluir
  8. Olá Denise!!
    Também sofria do mesmo temor que vc em relação ao zíper e confesso que ainda não estou totalmente habituada a este tão prático acessório, porém pesquisar por PAPs na net bem como comprar calcadores especiais, me ajudou muito!
    Antigamente eu pregava zíper em uma máquina simples (zig-zag/reta) sem calcador específico e isso era um tormento.
    Hoje com minha máquina mais moderna e um calcador especial, ficou super simples.
    Quanto ao lado certo da aplicação, se a costura vai ficar bonita, essas coisas, eu ainda não me sinto 100% segura, mas peguei o hábito de alfinetar tudo primeiro e experimentar!
    Muito obrigada mais uma vez por compartilhar suas experiências conosco!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise! Este seu post é ótimo! E eu tenho medo dele sim....
    Estou aprendendo ainda e cheias de dúvidas e adorei seu post, obrigada!
    A receita tb é ótima!!!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise!

    Também tenho dificuldade na colocação de zíper. Já ouvi falar neste PAP da Ana Cosentino, só não me dei o trabalho de pesquisar. As tuas costuras estão maravilhosas! Impera o bom gosto!
    Está chegando o verão, me faz um favor...poste somente receitas sem calorias... Kkkk
    Ah! Ganhei mais um sorteio, mas ainda não chegou. Assim que chegar, postarei. Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post! nunca é demais ver tutorial sobre como pregar zíper.
    É difícil, mas qdo a gente pego o jeito td fica mais simples.
    Um beijo e boas costuras

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise!

    Passei para te desejar uma ótima quinta-feira! Parabéns pelas lindas imagens no face!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  13. Olá Denise!
    Viu, vc me incentivou, não mostrei a ninguém, coloquei logo no uso e meu banheiro agradeceu, rs... Aproveitei o aniversário do Osvaldo e pronto, ganhei, rsrsrs. Agora vou para a cozinha, adoro girassóis, tenho muitas louças, enfeites com o dito, rs. Comprei um tecidinho e estou aqui a imaginar...
    Um excelente final de semana (outro né, já chegou, ui), bjs

    ResponderExcluir
  14. Ola vim agradecer a visita, obrigada pela explicação do ziper ainda apanho muito vou seguir o seu post a e ver se me adapto melhor bjs

    ResponderExcluir
  15. Buongiorno! Grazie per essere diventata mia follower e complimenti per la ricetta di cucina. Se desideri altre ricette con la pasta Barilla fammelo sapere che te le invio volentieri. Saprai che l'Italia è il paese degli spaghetti, lasagne, cannelloni e tante altre paste ancora e quindi non hai che da scegliere.
    Ancora tanti complimenti per i tuoi splendidi lavori e un grazie infinito per esserti unita al mio "misero" blog. Purtroppo io ho iniziato a cucire, senza alcuna cognizione e da sola e faccio ancora tanti sbagli, ma siccome il cucito creativo mi appassiona, visito i blog più belli proprio per imparare e migliorare.
    Buon week end.
    Anna Maria

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!