Quem ama o Patchwork também ama a sua história, sua origem e se encanta com a sua versatilidade de blocos e possibilidades de cores. Log Cabin é um dos blocos mais tradicionais no Patchwork, e vale a pena conhecer sua história, mesmo que resumidamente como faremos aqui.
As medidas finais desse Quilt são, 1.07 x 1.07 m, com Blocos de 26 cm, e cada Bloco com o centro de 4 cm e tiras de 3 cm. Medidas finais sem considerar a margem de costura.
"Cabana de Toras", ganhou esse nome por ser trabalhado com tiras a partir de um centro. Podem ser unidos de várias maneiras como Barn Raising (celeiro crescendo), Sunshine and Shadow (luz do sol e sombra, ou Straight Furrow (bem vincado), Se você pesquisar esses nomes no Pinterest, vai ter uma infinidade de modelos e formas de montar o Log Cabin.
Conta-se que o Bloco ganhou esse nome por ter sido inspirado nas cabanas de toras dos primeiros pioneiros americanos do século XIX. Algumas simbologias estão vinculadas ao Bloco Log Cabin.
- Símbolo das casas dos pioneiros, encaixando as tiras a partir do centro, assim como as toras eram encaixadas a partir de uma pilastra central. Tradicionalmente o centro vermelho, lembrando o fogo da lareira, no coração da cabana. Necessário e útil na época.
- Quando trabalhado com cores frias e quentes representava o lado ensolarado da cabana, e o lado da sombra.
- Teve também sua participação política na época. Log Cabin fez parte dos chamados "Quilts Abolicionistas, assim como "Birds in the air" e outros. Quando uma casa tinha um Quilt Log Cabin na janela com todos os centros dos blocos com tecido preto, representava uma casa abolicionista, e segura para qualquer escravo fugitivo.
Popularizou-se nos EUA como símbolo do presidente Abraham Lincoln após seu assassinato em 1865, isso porque na sua juventude morou numa cabana de toras no Estado de Illinois. Responsável pela libertação dos escravos tornou-se um herói. Acredita-se que a origem do nome Log Cabin seja uma homenagem ao "Log Cabin President".
fonte
Denise, adorei a história. :) Também sou apaixonada por patchwork. Estes blocos não estão fora do meu encantamento, adoro!
ResponderExcluirA sua peça está maravilhosa, perfeita e muito bem combinada, só podia... vinda das suas mãos delicadas e do seu bom gosto. :)
Beijinho grande, obrigada pela partilha!
Denise, a história do patchwork fascina-me, remete-me ao ambiente do filme Uma casa na Pradaria -lembra?- com uma família perfeita, até no bom gosto da simplicidade. Acho que este tipo de peças manufacturadas com amor, transformam qualquer casa num lar.
ResponderExcluirObrigada por partilhar e permitir que eu enriqueça o meu album de projectos sonhados.
Beijo da Nina
Denise, quanto trabalho! Mas o resultado é sempre muito lindo! E a história bem interessante!
ResponderExcluirParabéns, amiga!
Bjs e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com
Oi Denise!
ResponderExcluirÉ a técnica que eu mais gosto! E como você disse, podemos unir os blocos de várias formas... Só usar a criatividade! Sua peça ficou show!
Abraços, Iris
Olá Denise,
ResponderExcluirSimplesmente maravilhoso! Que trabalho lindo e caprichado. Gostei muito de conhecer a historia de nome muito interessante.
beijos
A peça está fantástica!
ResponderExcluirÉ uma bela arte...bj
Oi Denise!
ResponderExcluirPassando para te desejar uma ótima e produtiva semana!
Abraços, Iris