terça-feira, 19 de abril de 2011

Sr Godofredo e Dona Marcelina

Como gosto muito de galinhas na cozinha... na copa e no meu Atelier, fiz este casal  que apelidei carinhosamente de Godofredo e Marcelina e ficam na entrada do Atelier na minha velha e antiga máquina. Ficam dando as boas vindas para as amigas e freguesas que aparecem por aqui.
Enfim, como desenhei estes moldes vou publicá-los aqui. É claro que já vi  inúmeras galinhas e galos e acabamos sempre pegando alguma inspiração. Mas este casal foi criação minha mesmo. A partir do molde inicial já fiz várias adaptações que mostro em outro momento.

E agora vamos aos moldes e explicações:
 Este é o corpo em forma quadrada para facilitar. Mede 16 cm por 15 mais ou menos. Você deve costurar os cantos em forma de "caixinha" para facilitar. Colocar no fundo um saquinho com areia para sustentar e manter seu casal sentadinhos, encher com plumante  e na abertura superior franzir para prender a cabeça.
 Como gosto do efeito mais country, no algodão cru fiz costura aparente e cortei deixando mais ou menos meio centímetro para ficar com aspecto desfiadinho. É só encher com plumante e costurar ao corpo com linha resistente. Para os olhos usei mini botão preto e depois é só caprichar no blush para as bochechas, e nas plumas na cabeça.
 Pés também fiz costuras aparentes. Bico, crista e papo com feltros que podem ser caseados à mão. Para o galo pode fazer este saquinho de tecido cru ou juta e colocar plumante, na borda colar milhos de pipoca e impermeabilizados com cola.
O cordão ou corda para braços tem 25 cm aproximadamente com nós nas pontas. E  as pernas 45 cm com nós nos joelhos.
Dona Marcelina carrega uma cestinha cheia de ovos, que fiz de bisqui, você já compra a massinha pronta e em pacotinhos pequenos. É só colar na cestinha.

  Para ambos, os moldes das roupas são basicamente os mesmos com pequenas alterações.
Para o galo, calça jeans e camisa xadrez com alguma aplicação na calça e gravata borboleta.

Para dona Marcelina. a calçola fiz um pouco menor. E a saia do vestido tem 19X 60 cm. O avental 17X50 e as alças 4cmX 35cm. Nas mandas do vestido coloquei plumante para deixar mais gordinha. Nunca fazemos exatamente igual como vemos, mas usamos nossa criatividade e montamos nosso casal como queremos, isto é que é legal. 

Acho que não esqueci de nenhuma informação.
Corra para a cesta de costura e divirta-se!!!



7 comentários:

  1. oi De,

    que belo casal...
    enfeitam qualquer cantinho,

    uma graça
    parabéns pela criatividade e pelo capricho da confecção...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ola Denise, rsrs amei o nome do lindo casal!!rsrs
    Só não entendi a penugem da cabeça?? como se chama? Preciso achar mais tempo para fazer um desses pra mim! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise!

    Lindo, criativo e simpático este teu casal de galinhas!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  4. Lindos Denise!!!
    Muito simpáticos!!!
    Bjs carinhosos,
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi, Denise! vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Você faz coisas liiiindas, parabéns! adorei a galinha agulheiro! muito fofa!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. amei! adoramos galinhas! aliás, as meninas da Associação já estã fazendo uma das bolsas que você postou uns dias atrás. Ficando prontas te mostro.Obrigada por nos dar tanta coisa linda!
    bjos jeanine

    ResponderExcluir
  7. Adoro fazer galos e galinhas os seus são fofos e lindos parabens

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!