quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Tutorial Seminole Tulipa


Várias pessoas já me pediram esse Tutorial. Um barradinho ótimo para Panos de Prato, ou o que você preferir.

Bem fácil  e delicioso de fazer, é só seguir o passo a passo com atenção.
Vamos lá?


Eu gosto de fazer com três cores sendo um tecido amarelo e a base em verde, acho que identifica mais com uma tulipa. O tecido do meio a cor que preferir.

Cortar faixas de 4 cm do verde e aqui no caso do laranja
Cortar quadradinhos de 4 x 4 cm do amarelo - 4 quadradinhos

*Para uma Barra de Pano de Prato de 50 cm, bastam 4 tulipas.
* Estou usando margem de costura de 0,5


Numa das laterais do quadradinho amarelo costurar o laranja, refila e passar. A costura pode ser tombada ou aberta, tanto faz.

Na outra lateral costurar novamente o laranja e refilar.


Vamos obter esse quadradinho.



Com a faixa verde costurar numa lateral, refilar, passar e na outra lateral fazer a mesma coisa.



Já temos a tulipinha formada.  Muito importante fazer as outras obedecendo a mesma ordem da primeira.


Teremos um bloquinho de 10 x 10 cm


Cortar 8 quadrados de tecido neutro 10 x 10 cm . Aqui no caso estou  usando tecido branco.
Deverão ser costurados como mostra a foto.

  Teremos uma faixa assim.



Com todas as faixas costuradas, arrumar sobre a mesa, formando uma escada. Juntaremos as faixas nessa ordem. Com atenção para os encontros da costura.


Ficará assim nossa faixa.



Cortar um quadrado de 13 x 13  do mesmo tecido neutro, e cortar ao meio de vértice a vértice. Vamos obter dois triângulos.


Posicionar o triângulo na borda da última tulipa e costurar. Repetir do outro lado.


A Faixa ficará assim. Agora é só refilar.


Com a régua e cortador refilar deixando 0,5 cm do tecido neutro.

 Por último é só aplicar as faixas de acabamento. Usei faixas de 6 cm.

Barrado pronto para ser plicado no Pano de Prato.
Espero que gostem e faça muitas tulipinhas.

17 comentários:

  1. Oh, que beleza! Adorei! Muito obrigada querida, és uma doce e generosa amiga. :)

    ResponderExcluir
  2. Esta super hermoso. Me encanto gracias x el tutorial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Celina, tem um efeito lindo e é fácil. Bjo

      Excluir
  3. Muito obrigada pelo tutorial é muito útil e prático para quem não sabe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaa, bom dia!
    Fiquei muito feliz com a sua visita!
    Olhando, assim, tudo explicadinho, parece que não é muito difícil, né, Denise? Mas o que me falta é a paciência, pra ficar cortando tudo bonitinho assim. Será que um dia eu consigo?
    Por enquanto, fico aqui admirando a sua habilidade e bom gosto e tentando me animar!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue, afinal faz artes mais difíceis que essa!
      Bjo

      Excluir
  5. Oi, Denise!

    Gostei!! O efeito final fica lindo!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  6. Tomara que eu consiga fazer a muito tempo que admiro esse barrado mas não sabia nem o rumo, logo sou uma caloura, vou tentar fazer achei o máximo muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai conseguir, e além do mais é lindo! Bjos

      Excluir
  7. Tomara que eu consiga fazer a muito tempo que admiro esse barrado mas não sabia nem o rumo, logo sou uma caloura, vou tentar fazer achei o máximo muito lindo

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!