segunda-feira, 3 de março de 2014

Lavandas nas Férias

Voltando... foram 20 dias de    férias vividos intensamente. Percorremos quase 3 mil km. Saímos de Minas, passamos por São Paulo, paradinha obrigatória em Curitiba, família, filhos e descanso pra depois despencarmos para o Sul. Optamos pelo litoral catarinense... meu Deus um espetáculo!! Mas nada se compara ao RS, sim apesar de paranaense apaixonada pelo verde do Paraná, tive que me curvar diante da beleza exagerada do RS. Pode se orgulhar Íris, o pouco que conheci do seu Estado, me fez apaixonar!!

Pretendo aos poucos colocar aqui no blog o registro desta quase aventura radical rsrsrsr, mas deliciosa. E claro vou dar dicas, pois quando me preparava para viajar,  fucei na internet e muitas dicas me foram úteis...

Sou apaixonada por lavandas, e meu sonho é conhecer os campos da França... um dia, se Deus quiser!!  Mantenho meu modesto canteirinho e minha carriola com lavandas, e quando descobri que em Gramado havia o primeiro parque de lavandas do Brasil, pirei!! Obviamente nosso roteiro começou por lá, pois havia um refrão na minha cabeça "parque lavandas... parque... lavandas... lavandas..."  Quero mostrar um pouco do que vi. Não imagine um campo como na Europa, na verdade é uma iniciativa particular, uma loja temática que teve a brilhante ideía de abrir os jardins livremente para visitas. De qualquer forma  o lugar é  lindo e  delicioso  vale a pena conhecer. 
 Vamos lá... um pouco do  Le Jardin.


A entrada já impressiona com os paredões de pinheiros de um verde intenso, pena que por causa do calorão as hortênsias estavam queimadas e havia bem poucas.

Se você gosta de verde, de paisagem maravilhosa, dos coloridos das flores, também vai se apaixonar por este jardim.


Era difícil tirar fotos, ou melhor... selecionar as fotos...

São pelo menos três estufas, onde cultivam as mudas de lavandas, suculentas e dezenas de outras espécies. Vendem as mudinhas no lugar e são muito baratas... Claro que quis comprar várias, queria levar para o hotel e cuidar delas no quarto até vir pra Minas novamente rsrsrsr, mas não deu... meu marido me convenceu que não era uma boa ideia chegar no hotel com vasinhos...

São 10 mil pés de lavanda. A florada acontece em setembro e vai até novembro, mas mesmo assim tinha flores.


Pode acreditar, o lugar é terapêutico!!

E nem é primavera... quero voltar um dia em plena primavera!





Uma escandalosa mistura de cores e perfumes...

Depois de aproveitar cada minuto deste jardim, é hora de visitar a Loja de produtos feitos com o óleo da lavanda, e  objetos de decoração. Se você gosta de penduricalhos, quadrinhos, e coisinhas cute... esse é o momento!!



Bolachinhas de lavanda... é uma delícia! Alguns ambientes montados repletos de pequenos e grandes objetos, a maioria nesta tonalidade perfeita da lavanda!



Aqui momento "hipnotizada" São cremes, sabonetes, cheirinhos e muitos objetos que te seduzem, ou tentam pelo menos...


A loja oferece também uma pequena cantina com água, refrigerante, mesinhas numa parede de vidro que você pode degustar as bolachinhas, ou o bombom de lavandas com o olhar perdido no verde!
Obviamente experimentei os dois...


E para provar que sou maníaca por lavandas fotografei alguns cantinhos da minha casa...

Alem da carriola com lavandas tenho também um canteiro pequeno. Colho as lavandas  em galhos, coloco numa caixa fechada e com furos, e deixo  secar naturalmente por quinze dias. Depois de seca quebro bem, e guardo numa lata e vou usando nos corações penduricalhos, que amo esparramar pela casa... Sei que existem vários tipos de lavanda, mas não sei exatamente o tipo que cultivo, vou pesquisar...


E para terminar este tour de cores e perfumes, algumas informações que pode ser útil pra você:


Endereço:  Rodovia, RS 115 n° 37700 - Várzea Grande - Gramado RS - Fone (54) 3286.4280 - Cep 95670-000

Como Chegar


Visitação:  A visita ao Parque é feita Terça a Domingo:  das 09:30 as 17:30
Segunda Feira: Fechado para manutenção.

A entrada é gratuita, o que é raríssimo em Gramado, na verdade só dois pontos turísticos você não vai pagar para entrar, no Parque de Lavanda e no Lago Negro.
Sei que ficou um post longo, sorry...
Volto logo com a parte 2 das férias!! Uma ótima semana, de preferência perfumada com lavanda!







18 comentários:

  1. Oh WOW! What an amazing garden and those lavender fields are just stunning, thank you for sharing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you very much. Lavenders are wonderful...

      Excluir
  2. Es una maravilla. Gracias por enseñarlo. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Denise, que delícia de lugar.
    Já fiquei com super vontade de conhecer.
    Suas fotos transmitem a tranquilidade do lugar.
    Deve ser maravilhoso estar lá.
    E que legal ter varias coisas feitas de lavanda.
    Adorei.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda de volta, estava com saudades das tuas postagens, mas todos merecemos férias não é mesmo? e as suas foram maravilhosas pelo visto, só esta visita ao parque de lavandas!!!!!!!!!!!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi denise que luga mais fofo lindo amei as fotos que vc tirou, gostei dos enfeito com a lavada http://flaviamariavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Denise,
    dá para se notar o quanto se divertiu.
    O lugar é realmente maravilhoso, Suas fotos traduzem bem esta maravilha.
    Um excelente retorno.
    Lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  7. oi De,

    que delicia de lugar,
    acho que ficaria hipnotizada...
    estou voltando agora também...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Uau, que fotos lindas! E que delícia de viagem heim? Amei!

    ps: estou participando de uma releitura de look, você poderia me ajudar clicando NESSE LINK e votando em mim? Quando acabar todas as fotos vai aparecer uma enquete, é só clicar na número 1 e depois clicar em votar! Não adianta tentar votar pelos comentários pois não vale, tem que ser só pela enquete! Agradeço muuuuito! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Denise!
    Que viagem linda! Esta rota já está nos meus sonhos, rs.
    Também adoro lavanda, sabonete, creme, cheirinho para casa, roupas, etc. Então já viu que minha mente está como a sua, kkk, lavanda...lavanda... Só pelas fotos já fiquei encantada. Ainda não consegui fazer meu jardim no quintal de trás ( ainda na obra, ui), mas já tenho as plantinhas em mente e a lavanda está lá.
    Já estou curiosa para ver o restante da viagem, rs. E patchwork? Deve ter visto muuuita coisa. Por onde passei, snif, não tinha nada. Mais bordados e crochê. Além de uma loja com quadros em madeira ( de Ouro Preto) onde ficamos encantados e claro, tive que trazer um, kkk.
    Grande abraço e bom retorno!!!

    ResponderExcluir
  10. Não, Dê!... não ficou longo, amei!
    Sou louca pelo sul, acho um sonho... e lavanda é sempre encantadora!
    Amo o perfume e meus vasinhos sumiram perto desse jardim maravilhoso!!
    Que bom que compartilhou sua viagem, estou suspirando nas fotos, amiga!
    Um bejim bem grande pra você!

    ResponderExcluir
  11. Voltei, rs. No final de abril, talvez eu volte lá em São Lourenço. Meus sogros querem conhecer. Que tal você conhecer nesta época? Rs. Te aviso se a gente for realmente. Ah, Veja no Google : Caxambu, é vizinha e tem o Parque com as fontes de água mineral, muito bonitas.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  12. Oi Denise!

    Acompanhei a viagem de vocês pelo face! Fiquei feliz, com a felicidade de vocês! Agora você me entende, quando fico louca para ver as filhas, genros e netas...É que simplesmente, eles moram num paraíso! A minha filha Cris passa todos os dias por este jardim, porque ela leciona numa escola na Várzea. Fico esperando o próximo post!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  13. Oi Denise!

    Vim atrás de um novo post...Sei como dá trabalho colocar um post grande no ar... Hehehe Acabei de colocar um agora... Um ótimo finalzinho de domingo e uma ótima semana!

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  14. Oi Denise,
    vc está revigorada para o resto do ano com tantas maravilhas....que coisa mais linda este parque e a loja então é
    pra ficar maluca!
    Vou voltar pra ver mais novidades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Postagem de passeio maravilhosa!!! Amei as perfumadas lavandas e adoraria conhecer este parque!
    Faz 14 anos que fui em Gramado e preciso voltar com as crianças agora! Adorei, parabéns!
    Beijos e desejos de uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  16. Denise querida!!!
    Que postagem MARAVILHOSA!
    Vc acredita, que tive que parar no meio do caminho e mandar um e-mail para o meu marido dizendo: Quero conhcecer com o link!!! rsrsrsrs Que lugar lindo Denise!!! Irresistível!
    Amo lavandas também, e sonho em conhecer Provence na França!
    Que legal saber que vc é paranaense! Eu sou gaúcha, mas fui para o Paraná com 8 anos, e só saí para vir morar em São Paulo depois que casei! Amo o Sul!!!!!
    Bjo!

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!