sábado, 29 de março de 2014

Caminhos de Pedra e Comprinhas

Eu sei que fico me repetindo a cada novo post... mania de mulher rsrsrs... mas, tentei muito atualizar antes e não deixar um espaço tão grande entre as postagens... Sem querer me justificar... mas depois que voltei de férias não parei um só segundo, graças a Deus! Sim, reclamo do tempo, mas sou agradecida a Deus pelo trabalho. Enfim... Quero compartilhar um pouco do Caminhos de Pedra, que fica em Bento Gonçalves RS.

Quando descobri esta possibilidade... virei uma verdadeira "sarna" para o marido, mas podem acreditar ele amou tanto quanto eu, e chegamos a conclusão que realmente valeu a pena. Não vou exagerar, e dizer que é uma Toscana brasileira, como muitos falam... mas sim, são alguns quilômetros de pura beleza e encanto, que contam a imigração italiana na região de Bento Gonçalves. Se você gosta de lugares pitorescos, com paisagens maravilhosas pode colocar no seu roteiro quando for ao Sul do Brasil.

No Caminhos de Pedra sugiro pelo menos dois dias, para visitar todos os pontos, sendo o final de semana a melhor ocasião, pois algumas casas não abrem todos os dias.  Não conseguimos visitar todas, mas fomos na maioria...


Fizemos nossa primeira parada na Casa das Ovelhas. Destaque especial para o casarão de madeira todo reconstruído. Produzem derivados de leite de ovelha, e você tem a opção de marcar a visita em um dos horários que oferecem, degustar queijos e  doce, e ainda participar, dependendo do horário que agendou, de alguma atividade com as avelhas. No nosso caso participamos da tosquia.

Minha tentativa de tosquiar... não deu certo fiquei com medo de cortar a ovelha...


Vitiaceri Uvas - Casa das Uvas

Estávamos na época da vindima, um espetáculo as parreiras...
detalhe da folha de parreira na calçada da entrada


Aqui você pode brindar com um espumante de fabricação própria, fazer um picnic, e ainda saborear a melhor cuca de uvas, pelo menos na minha opinião!!


Casa da Erva mate... não entramos, pois estava fechada.

Casa das Massas - Um lindo casarão de madeira. Vendem massas frescas e biscoitinhos variados e artesanatos. 

Restaurante Nona Ludia - Talvez a casa de Pedra mais bonita do lugar... não sei... difícil dizer, mas o lugar é lindo. No domingo, nosso primeiro dia aqui, não conseguimos almoçar, pois a fila de espera era imensa, e na segunda estava fechado. Portanto pretendo voltar um dia rsrsrsr

Aqui a Casa de Pedra que serviu de cenário para algumas cenas de O Quatrilho, filme nacional indicado ao Oscar em 1995, com Glória Pires e Patrícia Pillar. O lugar é realmente lindo!


Na casa os antigos barris de vinhos, que você pode degustar


As parreiras carregadas, e se você quiser pode colher para degustar ou ainda comprar cestas de uvas. Em outra casa eles dispõe de produtos produzidos pela família, como vinhos, salames etc...

Casa Righesso - Salumeria
Na minha opinião, das casas que recebem turistas para visitas e venda de produtos, a Salumeria, é a mais preparada. Impecavelmente restaurada. Num dos cômodos serve de exposição dos salames e degustação, tudo perfeitamente higiênico... sim em todas as casas prestei bastante atenção neste ponto, e aqui mereceu minha nota 10!

Destaque especial para o salame com uva passa!! E olha que nem gosto muito de salame!!

Casa Vanni - este lindo casarão de madeira abriga um restaurante italiano, gerenciado pela chef Jerusa Vanni. O lugar é lindo, a casa é deliciosa, e o restaurante divino!

Detalhes  do lavabo
depois do almoço você pode desfrutar ainda do espaço verde com redes convidativas e paisagem deslumbrante. Tenho que destacar o risoto ao vinho e  parma, e o sagu ao creme. Perfeitos!! Super indico, a Casa Vanni 

Para conhecer mais é só acessar o site.
Algumas casas cobram para visitação, os preços variam de 2 a 15 reais. Em algumas, se você comprar os produtos, não cobram a visitação.
Enfim, vale a pena este passeio. Voltaria, sem dúvida nenhuma!

E claro... tanto em Gramado, como em Curitiba, comprei "coisinhas" para o Atelier. Me segurei bastante, pois em maio é época de enfrentar a 25 de março, e lá é consumismo puro!!

tecidinhos e painel importado, o floral

miniaturas para usar de acessórios com as Tildas

botões Tildas, prendedor de cupcakes e mini carretéis
peças em mdf

Volto rapidinho com o resultado do trabalho destes últimos 20 e alucinados dias ...
Um ótimo e abençoado final de semana!












9 comentários:

  1. Que lindo passeio , eu moro pertinho e ainda não conheço.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise! Qto tempo! Que lindo este passeio! A Serra Gaúcha é linda mesmo, né?!
    Quer dizer que vêm na 25 de março em maio! Se quiser algumas dicas de lojas, é só falar!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise,
    que maravilha! A sua empolgação é bem maior (risos).
    Não tenho certeza (li algo a respeito), que o local tem o maior acervo de casas antigas de todo o país.
    Ficamos aqui bem contentes por vocês terem se divertido bastante.
    Ah! a propósito: preciso tanto aprender a fotografar. . .
    Parabéns,
    lembranças de Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise!

    Lindo! Lindo! Fazem alguns anos que não faço este passeio.. Passei agora novamente, através das tuas fotos.. Hehehe Sabe como é... agora com as netas... queremos chegar logo e só curtir... Notei que você fez o verdadeiro papel de turista... muitas fotos e anotações, parece eu, quando vou visitar meus familiares no interior do Rio de Janeiro. Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  5. Viajei nas tuas imagens. Não sei se um dia terei a oportunidade de conhecer tal beleza, mas vou colocar no caderninho de desejos rs
    É muito lindo!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. QUANTOS LUGARES BONITO VOCÊ ESTEVE EM MIGA? IMAGINO QUE JÁ ESTA COM SAUDADES.AS COMPRINHAS ENTÃO? MUITO CUTE.BOM FIM DE SEMANA.BEIJO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  7. Não tive férias este ano mais peguei carona nas suas!! rsrsr Que delícia de lugar! não é a toa que vc está com esse pique todo.
    Estou curiosa pra saber o que vc andou aprontando nos últimos dias!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise!

    Obrigada por aparecer no aniversário da minha mãe... Hehehe
    Um ótimo final de semana para você!
    Ah, na próxima quarta-feira viajaremos a Canela e Gramado. Algum recadinho? Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  9. Oi Denise!

    Pelo jeito, o trabalho está rendendo, não dá nem tempo de colocar outra postagem no blog... Bom sinal... Hehehe
    Boa semana e uma Feliz Páscoa! Eu irei ver a coelhada em Canela...

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir

É sempre muito bom receber sua visita!!